Sobre Nós

 

Histórico da entidade

O Conselho de Moradores de Candelária (Conacan) é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, organizado exclusivamente para a prestação de serviços sócio comunitários aos moradores do Conjunto Habitacional Candelária, com sede na Rua Frei Henrique de Coimbra, 3346, Candelária, na cidade de Natal/RN. Foi fundado no dia 22 de janeiro de 1976. O Conacan nasceu das Cooperativas Habitacionais Cohabipe, Cohaninps e Reis Magos que construíram o conjunto habitacional, que por sua vez recebeu alguns terrenos destas cooperativas, incorporando-as em seu patrimônio.

 

Missão

Promover o bem-estar social dos moradores de Candelária, com iniciativas que contribuam para melhoria da qualidade de vida destes, como realização de atividades educativas e de lazer, bem como, identificar e buscar soluções para as reivindicações da comunidade, junto aos órgãos públicos.

 

Princípios e Valores

No desenvolvimento de suas atividades, o Conselho de Moradores de Candelária observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não faz qualquer discriminação de idade, raça, cor, gênero, religião, nacionalidade, credo político e condição social.  Para cumprir seu propósito, o Conacan atua por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Como condição singular de existência do desenvolvimento sustentável consideramos a participação dos moradores no seio da associação, como o principal compromisso da organização,  porque entendemos que o sentimento de pertencimento colabora para a identificação de objetivos comuns, para o compartilhamento de experiências e a edificação de ações coletivas necessárias para a consolidação do protagonismo dos agentes de desenvolvimento local. 

Valores Institucionais

Temos como valores institucionais a Imparcialidade, Independência, Transparência, Eficiência, Entusiasmo, Iniciativa, Trabalho em equipe, Respeito, Satisfação do cliente, Prestação de serviço público, Inovação, Criatividade, Qualidade, Orientação para os resultados, Motivação dos colaboradores, e Competência.

 

Política Institucional

Vivenciar a missão educacional e de promoção do bem estar comum dos moradores de Candelária, promovendo atividades que contribuam para o lazer e a qualidade de vida destes, além da realização de atividades sócio-educativas. O nosso trabalho é baseado na ética, honestidade, respeito aos interesses da comunidade, além da responsabilidade social.

O objetivo do Conacan é comprometer-se com o trabalho em equipe e, em parceria com a comunidade, considerando-os fundamentais para o bom desempenho de nossas atividades. Nossa meta é melhorar cada vez mais a qualidade de nossos serviços, alcançando patamar de destaque como instituição promotora do bem-estar social e de referência para os moradores de Candelária e da cidade do Natal. 

 

Objetivo

O CONACAN tem como objetivos básicos congregar os habitantes do conjunto Habitacional Candelária em torno de seus problemas fundamentais, buscando as soluções destes, promovendo o seu desenvolvimento comunitário, bem como o da comunidade em que está inserido e proporcionando a seus associados, condições adequadas para a plena realização dasfunções de habitar, trabalhar, recrear e se desenvolver. Tem ainda, como uma de suas funções básicas, colaborar na administração das partes comuns do Conjunto Habitacional, zelando pela sua conservação e pela manutenção de sua infraestrutura urbana.

 

Público Alvo

As atividades do conselho são voltadas principalmente aos moradores do Conjunto Habitacional Candelária, mas as suas ações também contemplam a população em geral da cidade do Natal.

 

Programas, Projetos e Ações

O Conselho de Moradores de Candelária, no propósito de atender ao seu plano de ação se propõe:

I – estudar as condições socioeconômicas da comunidade em busca de soluções que visem o seu desenvolvimento;

II – reivindicar junto aos poderes públicos construções, melhorias, e/ou reparos referentes à urbanização e infraestrutura em benefício da comunidade;

III – planejar e promover atividades que visem melhorar as suas atividades habitacionais; e

IV – fomentar atividades culturais, desportivas e de saúde familiar, no intuito de proporcionar aos associados uma melhora em sua qualidade de vida, beneficiando, assim, toda a comunidade.

O Conacan orienta as suas ações visando à promoção da solidariedade social, educação, cultura e desporto a partir da infância, juventude, família e terceira idade. Intervém na defesa dos interesses dos moradores de Candelária, à qual pertence. Como resposta às solicitações do meio, foi instituída ao longo dos anos, diversas infraestruturas sociais para o atendimento à população do bairro, como a fundação do Centro Social de Candelária, que atualmente congrega as entidades sociais: Clube de Mães, Grupo de Escoteiros, Alcoólicos Anônimos e Centro Espírita. Além disso, foi criado o Centro de Inclusão Digital, que entrará em funcionamento em breve, e oferecerá à população do bairro e da cidade, cursos de Informática, possibilitando a inserção destas no mercado de trabalho. Objetivando proporcionar novas opções de lazer para os jovens de Candelária e incentivar a prática esportiva, foi construído o campo de futebol, onde atualmente acontecem aulas de futebol para jovens de 10 a 15 anos. Contribuindo com a proposta de incentivar a qualificação profissional, o Conacan realizou parcerias com diversos órgãos, para a promoção de cursos de idiomas, bem como, cursos profissionalizantes na sede do conselho. Entre outras atividades, a entidadeoferece atualmente atividades esportivas, como Pilates, Ginástica, Tênis de Mesa e Hidroginástica, com valores diferenciados para os moradores de Candelária. Atuando na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população do bairro, a associação lançou o projeto “Conacan de Olho na sua Saúde”, em parceria com a Drogaria Saúde, e conta com um estande na Praça por trás da delegacia de Candelária, oferecendo os serviços de aferição de pressão arterial, e a realização de testes glicêmicos, bem como, orientações sobre Diabetes e Hipertensão. O projeto encontra-se em expansão, e funcionará também na Praça dos Eucaliptos. O Conacan ao longo dos anos tem solicitado diversas melhorias para Candelária junto aos diversos órgãos oficiais, tendo em vista o melhor atendimento aos problemas que afetam o bairro. Com esta iniciativa, foram recuperadas praças do bairro e a iluminação pública. Além disso, trouxe melhorias no sentido do recolhimento do lixo e podas de árvores, limpeza das vias públicas e conserto de buracos nas ruas de Candelária. Através dos ofícios encaminhados aos órgãos municipais e estaduais, foi possível estreitar os relacionamentos, gerando uma resolução mais eficaz das reivindicações dos moradores.